O IPCC recebeu no ano passado o Prêmio Nobel da Paz, compartilhado com o ex-vice-presidente americano Al Gore, "devido a seus esforços para construir e divulgar maior conhecimento sobre a mudança climática provocado pelos seres humanos, e sugerir medidas para contra-atacar e modificar o fenômeno".
No domingo passado, o IPCC celebrou seus 20 anos de existência com uma cerimônia que teve a participação do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Durante esta semana, ocorreu a 29ª reunião do grupo que reelegeu Pachauri por unanimidade como seu presidente.
O cientista indiano terá que dirigir os trabalhos do quinto relatório do grupo, que começarão em 2009 e deverão concluir em 2014.
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.