Vitamina B é repelente de mosquitos?

19 de agosto de 2008 • 13h02 • atualizado às 13h02

Anahad O' Connor

Estados Unidos


A alegação: A vitamina B tem a capacidade de afastar mosquitos. Os fatos: Mosquitos se sentem mais atraídos a algumas pessoas do que a outras; esse é um fato constatado por diversos estudos.

Mas a Internet está repleta de anúncios de pílulas e suplementos que supostamente mantém os insetos afastados daquelas pessoas que são como que ímãs ambulantes de mosquitos.

Uma alegação genérica é a de que a tomar vitamina B, ou usar adesivos e outros produtos que a contenham, poderia bastar para evitar as picadas.

Estudos que remontam aos anos 60 sugerem que usar doses moderadas do suplemento três vezes ao dia durante a temporada de atividade mais intensa dos mosquitos poderia ajudar a produzir um odor que mosquitos consideram repulsivo, na pele dos usuários.

Mas estudos mais recentes demonstraram que essa asserção é um mito. Em um estudo publicado em 2005 pelo Journal of the American Mosquito Control Association, cientistas fizeram com que um grupo de participantes usasse suplementos de vitamina B todos os dias por oito semanas; um segundo grupo usou vitamina C; e um terceiro não usou qualquer suplemento.

A cada duas semanas, os cientistas usavam enxames de mosquitos para determinar se os suplementos exerciam algum efeito nesse sentido.

Ainda que a atratividade dos diferentes participantes para os mosquitos variasse consideravelmente, não existiam indícios gerais de que a vitamina B ajudasse em qualquer coisa.

Outro estudo, por cientistas brasileiros, testou a idéia administrando tabletes de vitamina B a animais e depois expondo-os a mosquitos fêmeas (só elas picam).

Não foram constatadas diferenças de atratividade entre o grupo de animais que recebeu vitamina B e os grupos de controle.

Conclusão: Os estudos sugerem que vitamina B não seja um bom repelente de mosquitos.

The New York Times
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »