Novata em astronomia descobre objeto cósmico

06 de agosto de 2008 • 07h36 • atualizado às 18h16

Uma holandesa iniciante em astronomia descobriu um novo objeto cósmico enquanto observava imagens de telescópio a partir de um site da internet. A professora Hanny Van Arkel, de 25 anos, deparou-se com uma estranha bolha gasosa quando navegava pelo site Galaxy Zoo, que faz parte de um projeto que permite ao público fazer pesquisas espaciais a partir da rede.

»Americanos constroem "puxadinhos" astronômicos
»Makemake é o 4º planeta anão do Sistema Solar
»Planeta a 30 anos-luz da Terra é descoberto

Um dos objetivos é classificar objetos cósmicos dentro das galáxias catalogadas pelo website.

Ao não conseguir encaixar a bolha gasosa nos padrões galácticos estabelecidos pelo Galaxy Zoo, Hanny Arkel comunicou o webmaster. Ele, então, entrou em contato com astrônomos ligados ao projeto, que decidiram investigar.

Os especialistas descobriram que o objeto gasoso verde era realmente único e teria captado sua energia a partir da luz emitida por um quasar - uma radiação poderosa proveniente de um buraco negro gigante.

Os astrônomos chamaram o objeto de Hanny's Voorweep (Objeto da Hanny, em holandês).

Paixão por música
A professora, que mora perto da cidade de Maastricht, disse não ter qualquer experiência em astronomia.

Ela contou que sua paixão por música lhe levou a ler o livro Bang! A história Completa do Universo (em tradução literal), escrito pelo guitarrista do Queen, Brian May, e os apresentadores do programa Sky at Night, da BBC, Chris Lintott e Sir Patrick More.

A obra a encorajou a fazer parte do Galaxy Zoo, afirmou Hanny.

Um dos astrônomos envolvidos na identificação do Hanny's Voorweep, Chris Lintott disse ter intenção de continuar estudando o objeto a partir de monitoramentos que serão feitos pelo Telescópio Espacial Hubble a partir de outubro.

Lintott acredita que o objeto faça parte de uma galáxia que não produziu estrelas brilhantes o suficiente para serem vistas da Terra.

Os astrônomos dizem estar intrigados com o buraco no meio da bolha gasosa. O orifício pode ter sido formado por um jato de partículas que viajaram a uma velocidade próxima a da luz e que teriam se chocado com a bolha.

Eles ainda explicaram que a cor verde do objeto é causada por oxigênio ionizado.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »