Marcelo Crescenti
São Paulo
» Museu irá expor esqueleto de suposto extraterrestre
» Esqueleto de dinossauro é vendido por R$ 1,5 milhão
» Livro utiliza esqueletos para explicar a evolução
Estão expostas em Berna o que seriam as "ossadas" de personagens como Pernalonga, Pato Donald, Papa-Léguas e a divertida dupla Tom e Jerry.
A mostra insólita é o resultado de uma cooperação entre os paleontólogos do museu e o artista sul-coreano Hyungkoo Lee, que construiu os esqueletos observando todas as regras de anatomia.
O artista projetou os esqueletos baseando-se nas figuras dos personagens e também na anatomia original dos animais que eles representam.
Ele usou técnicas científicas e simulações de computador para criar os esqueletos feitos com resina.
O resultado é uma divertida brincadeira com a séria ciência da paleontologia, que reconstrói ossadas de animais extintos, como o dinossauro.
Segundo os organizadores, o museu quer fazer com que os visitantes pensem sobre a reconstrução de animais fossilizados.
"Quando um animal pré-histórico é reconstruído também não conhecemos todos os detalhes de sua anatomia - como no caso dos personagens", diz a porta-voz do museu.
Neste caso, no entanto, a reconstrução tomou o caminho inverso: Dos dinossauros só se tem os ossos, e dos personagens, só a aparência.
A mostra "Animatus" criou nomes científicos em latim para cada personagem mostrado.
Assim o coiote, eterno inimigo do Papa-Léguas, foi chamado de Canis latras animatus, e o pássaro veloz perseguido por ele levou o nome de Geococcyx Animatus.
Segundo essa nomenclatura, o Pernalonga pertence à espécie Lepus Animatus e o Pato Donald leva o nome científico de Anas Animatus.
A mostra fica em cartaz no Museu de História Natural de Berna até o dia 31 de agosto de 2008.
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.