Paleontologia

Paleontologia

Terça, 22 de julho de 2008, 20h40 Atualizada às 11h17

Fóssil descoberto na Antártida indica que região já foi mais quente

Um novo fóssil descoberto na Antártida indica que essa região foi, há milhões de anos atrás, mais quente do que é agora, o que tem implicações para o estudo da evolução da calota polar e da mudança climática.

» Achado fóssil de peixe com quatro patas
» China faz barragem para proteger fósseis
» Fóssil mostra primeiro animal que teria feito sexo

A descoberta, divulgada hoje pela revista britânica Proceedings of the Royal Society B, realizada por um grupo de cientistas de várias universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Os fósseis são de um antigo lago de aproximadamente 14 milhões de anos, e estão bem conservados em três dimensões, inclusive suas partes delicadas, apontam os cientistas.

O professor Mark Williams, do departamento de Geologia da universidade inglesa de Leicester, afirmou que a existência deste tipo de fóssil, até agora desconhecida, na Antártida, demonstra que essa área do planeta era mais quente que é atualmente.

Para Williams, a descoberta destes fósseis demonstra que houve desde então um esfriamento "substancial e muito intenso" do clima antártico, o que é um dado "importante para traçar a evolução da calota polar, um fator-chave para entender os efeitos do aquecimento global".

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: