Chile: centenas protestam contra caça às baleias

23 de junho de 2008 • 16h15 • atualizado às 16h46
Manifestantes enfrentaram o frio para formar uma baleia gigante
Manifestantes enfrentaram o frio para formar uma baleia gigante
23 de junho de 2008
Reuters

Centenas de chilenos protestaram ontem e hoje contra a caça às baleias em Santiago, na Chile, antes do início da reunião anual da Comissão Baleeira Internacionais (CBI). Ontem os participantes vestiram camisetas brancas e azuis para formar uma baleia gigante.

» Veja mais fotos do protesto
» Fotógrafo nada com baleias beluga
» Golfinho 'salva' baleias encalhadas
» Senegaleses salvam 80 baleias encalhadas

A manifestação visa mobilizar o governo chileno e organizações de ecologia e meio ambiente. De acordo com a Reuters, crianças, jovens e adultos enfrentaram o frio para participar das atividades no Prque O´higgins, no centro da cidade.

A gigante baleia-humana, que contou com a presença da ministra do Meio Ambiente do Chile, Ana Lya Uriarte, foi fotografada por um helicóptero. "Fica evidente que o tema da proteção dos cetáceos no mundo, não somente no Chile, é um tema arraigado na cidadania", disse Ana Lya.

Cerca de 500 delegados de aproximadamente 80 países-membros debaterão temas como a caça às baleias, realizada no Japão, Noruega e Islândia, e a possibilidade de tornar o Atlântico Sul uma zona livre de matanças do animal.

Os manifestantes também defendem espécies que estão em vias de extinção ou que sofrem caça indiscriminada, como a baleia-de-Minke, representada pelos participantes com camisetas brancas.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »