Ambiente

Ambiente

Sexta, 30 de maio de 2008, 16h20 Atualizada às 17h48

"Nanotoalha" pode absorver vazamentos de petróleo

Pesquisadores americanos elaboraram uma membrana extremamente fina, com base em nanofios, com capacidade de absorver petróleo em caso de poluição acidental do meio ambiente, informou nesta sexta-feira um artigo da revista Nature Nanotechnology.

» ONU suspende planos de 'fertilizar' oceanos para absorver CO2
» Criado prato de macarrão microscópico
» Animais ajudam a determinar efeitos do óleo no mar
» Navio sul-coreano derrama petróleo no mar após colidir

Essa camada, capaz de absorver até 20 vezes seu peso em petróleo, pode ser usada várias vezes. O novo material é formado por pequenos fios de 20 nanômetros, que são estruturas tubulares, cujo diâmetro é da ordem do nanômetro, e de inúmeros materiais como o silício e o nitreto de boro, apesar de, em geral, serem usados os de carbono.

O novo material tem poros que permitem a absorção do petróleo e estão recobertos por uma película que impede a entrada de água. "Descobrimos que podemos fabricar uma membrana como se fosse um papel tecendo fios formados por esses nanotubos capazes de absorver seletivamente os líquidos", enfatizou o principal autor do estudo, Francesco Stellacci, professor de Ciência dos Materiais no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O MIT assinala, em um comunicado, que essa membrana tem um custo de fabricação menor do que qualquer outro nanomaterial. No entanto, em um comentário publicado pela Nature Nanotechnology, um engenheiro da Universidade de Michigan, Joerg Lahann, expressou dúvidas sobre a possibilidade do uso comercial por causa do alto custo de um de seus componentes e de sua toxicidade.

"Mas essa membrana é um claro exemplo para outras pesquisas sobre futuros nanomateriais que podem ser aplicados para a proteção do meio ambiente", ressaltou.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: