» Fazer dieta não reduz número de células de gordura, diz pesquisa
» Dieta de vitaminas pode reduzir criminalidade, segundo estudo
» Macacos obesos passam por dieta no Japão
Este é um dos resultados preliminares do Projeto Diógenes (Dieta, Obesidade e Genes), realizado entre famílias destas oito nações, informou a Universidade de Navarra, na Espanha, que participou do estudo.
A pesquisa afirma que "aumentar o consumo de proteínas na dieta evita recuperar o peso após emagrecer, enquanto o índice glicêmico dos alimentos, relacionado com os açúcares, não desempenha um papel relevante".
Durante seis meses os adultos que participaram da investigação foram acompanhados. Eles deveriam perder pelo menos 8% de seu peso antes que toda a família se submetesse ao processo.
No total, 763 indivíduos emagreceram uma média de 11,2 kg por pessoa. Após esta fase, 565 famílias (763 adultos e 787 crianças) seguiram uma das cinco dietas alocadas de forma aleatória: quatro combinavam diversas proporções nas refeições de proteínas e de carboidratos, e a quinta se baseava nos hábitos alimentares da família, mas com conselhos sobre alimentação saudável.
As pessoas que receberam uma dieta com alto índice de proteínas não recuperaram o peso perdido, enquanto os demais ganharam entre 2 e 2,5 kg após emagrecer.
Os resultados definitivos do projeto serão divulgados em maio de 2009, quando serão apresentados no Congresso Europeu da Obesidade, que acontecerá em Amsterdã.
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.