Com roupa sob medida, pingüim volta a mergulhar

25 de abril de 2008 • 13h17 • atualizado às 18h12
Pierre usa roupa há seis semanas Foto: AP
Pierre usa roupa há seis semanas
25 de abril de 2008
Foto: AP

Biólogos da Academia de Ciências da Califórnia criaram uma roupa de banho para o pingüim-africano Pierre, 25 anos, que estava perdendo suas penas. Após seis semanas com o novo traje, ele recupera suas penas, peso e volta a mergulhar sem medo.

» Veja fotos do pingüim
» Pingüins são devolvidos ao mar
» Descoberto fóssil de pingüim 'gigante'
» Animais coloridos são mais protegidos

Ao contrário de mamíferos marinhos, que têm uma camada de gordura para manter o calor, os pingüins tem somente suas penas à prova d´água. Sem elas, Pierre não queria mergulhar mais no tanque da Academia e andava só pelas bordas, enquanto seus companheiros brincavam na água, segundo a agência AP.

A espécie de Pierre está acostumada a climas temperados, ao contrário de outros pingüins. A bióloga Pam Schaller utilizou primeiro uma lâmpada para manter Pierre aquecido e depois pensou em criar uma roupa de isolamento térmico para os pingüins como as de mergulhadores ou surfistas.

Ela conduziu as provas da roupa, feita com isolante térmico, que é fechada a velcro e cobre suas costas, com pequenas aberturas para suas nadadeiras.

Uma das preocupações era se o novo visual de Pierre não afastaria os outros pingüins, o que não ocorreu. Desde que vestiu a roupa, Pierre ganhou peso e voltou a mergulhar.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »