Árvore viva mais antiga do mundo tem 9 mil anos

17 de abril de 2008 • 00h10 • atualizado às 08h33

Cientistas da Universidade de Umeå, na Suécia, encontraram no noroeste do país uma árvore conífera de 9.550 anos, a mais antiga e ainda viva já identificada no planeta.

» Árvore "afrodisíaca" estaria ameaçada
» Descoberta palmeira gigante "suicida"
» Descoberto fóssil da árvore mais antiga
» "Árvore fantasma" intriga Malásia

O pinheiro, da espécie Picea abis, além de ser encontrado em toda a Europa, é usado como enfeite natalino nos países nórdicos, apreciado pelos adeptos da jardinagem e empregado na fabricação de violinos da marca Stradivarius.

Sob a copa de uma conífera de aproximadamente quatro metros de altura do Parque Nacional de Fulufjället, na província de Dalarna, pesquisadores acharam partes remanescentes de pinheiros datadas de 375, 5.660, 9.000 e 9.550 anos.

Segundo Leif Kullman, professor de Geografia Natural da universidade e diretor do estudo, a idade dos troncos e pequenos galhos foi determinada em um laboratório de Miami (Estados Unidos), mediante o método conhecido como carbono 14.

A longevidade do pinheiro se explica por sua dupla capacidade de "autoclonagem", de modo que do sistema de raízes nascem novos talos e troncos.

Outro fator que contribui para a preservação da conífera são as adaptações às mudanças do clima, que fazem com que árvore evolua na forma de um arbusto encolhido sobre si mesma.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.