Sonda Spirit pousa na superfície de Marte

04 de janeiro de 2004 • 02h26 • atualizado às 10h49
Técnico da Nasa comemora pouso da Sonda Spirit em Marte. Foto: AP
Técnico da Nasa comemora pouso da Sonda Spirit em Marte.
04 de janeiro de 2004
Foto: AP

A sonda Spirit alcançou hoje, com sucesso, a superfície de Marte e se tornou o primeiro módulo a chegar ao planeta vermelho desde a Mars Pathfinder, em 1997.

Depois de uma viagem de sete meses e 487 milhões de quilômetros percorridos, a Spirit superou todos os obstáculos da complicada aterrissagem em solo marciano e comunicou sua chegada ao controle da missão, em Pasadena (Califórnia).

Um barulhento coro de gritos de alegria e aplausos entre os técnicos da missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JBL), um dos centros da Nasa na Califórnia, respondeu às primeiras transmissões da nave que indicavam sua chegada à superfície de Marte.

Os sinais chegaram apenas 15 minutos depois do horário previsto de aterrissagem, às 4h35 de domingo (2h35 de Brasília).

A nave aterrissou na cratera Gusev após uma complicada e arriscada manobra de descida, que começou com uma freada parcial devido ao contato com a atmosfera, e que continuou com o desprendimento do veículo. O processo continuou com a soltura de um pára-quedas e o disparo de retrofoguetes e concluiu com as bolsas de ar que amorteceram a queda final.

A "Spirit", assim como sua nave gêmea "Opportunity" - cuja chegada está prevista para o próximo dia 24 -, está equipada com um importante arsenal de instrumentos científicos e um veículo todo-terreno de seis rodas que percorrerá a superfície marciana para recolher amostras e fazer análises.

O objetivo é tentar analisar se, na zona da aterrissagem, houve água em tempos remotos e se ainda restam vestígios do líquido neste planeta.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »