Descoberto o maior buraco negro já observado

10 de janeiro de 2008 • 10h51 • atualizado às 13h17

Astrônomos anunciaram nesta quinta-feira a descoberta do maior buraco negro já observado, com uma massa 18 bilhões de vezes maior que a do Sol, informou o site da revista científica New Scientist. A enorme estrutura foi observada a partir da atração gravitacional que exerceu sobre um buraco negro menor.

» Observatório capta buraco negro gigante
» Encontrado buraco negro junto a estrela
» Nasa capta eclipse em buraco negro
» CORREÇÃO: Descoberto o maior buraco negro já observado

O buraco negro é cerca de seis vezes mais massivo do que o maior até então conhecido. Segundo os cientistas, ele pesa tanto quanto uma pequena galáxia. O gigante está a 3,5 bilhões de anos luz de distância e forma o coração de um quasar (objetos extremamente brilhantes que emitem grande quantidade de radiação) denominado OJ287.

Este quasar, ao invés de "hospedar" apenas um buraco negro, contém dois, permitindo aos cientistas calcular o peso do gigante. O menor pesa o mesmo que 100 milhões de Sóis e orbita o maior. Duas vezes a cada 12 anos, ele chega muito perto do disco de matéria que circunda o colega gigante, causando explosões que fazem o OJ287 brilhar repentinamente.

Cerca de 12 dessas explosões foram observadas até agora. Elas foram analisadas pelo grupo de astrônomos finlandeses liderados por Mauri Valtonen. Sediados no Observatório de Tuorla, os cientistas mediram a órbita do buraco negro menor, o que permitiu chegar a uma conclusão sobre o tamanho do buraco negro gigante.

Contraponto

O cientista Tod Strohmayer, do Goddard Space Flight Center, da Nasa, acredita que a equipe de Valtonen não mediu a massa do enorme buraco negro de maneira precisa. Isso porque poucas explosões causadas pelo "contato" entre os buracos negros foram medidas com alta precisão, tornando difícil de determinar o progresso da órbita da estrutura menor.

Redação Terra