Indonésia pode proibir viagem de "homem-árvore"

20 de novembro de 2007 • 09h42 • atualizado às 10h00
Anthony Gaspari (esq.) conversa com o indonésio conhecido como Dede, o homem-árvore Foto: AFP
Anthony Gaspari (esq.) conversa com o indonésio conhecido como Dede, o "homem-árvore"
20 de novembro de 2007
Foto: AFP

O indonésio Dede, 35 anos, que ficou conhecido por "homem-árvore" depois de ter desenvolvido uma doença que transformou suas mãos e pés em aglomerados de verrugas semelhantes a raízes, pode ter sua viagem aos Estados Unidos proibida pelas autoridades locais, informou a agência AFP nesta terça-feira.

» Indonésio tem "raiz" no lugar dos pés

A viagem seria para tratamento, mas o ministério da Saúde da Indonésia acredita que ela possa acabar em uma turnê "bizarra". "Nós não vamos dar aos médicos americanos a permissão para levar Dede aos Estados Unidos", disse a porta-voz do ministério, Lily Sriwahyuni Sulistiyowati, a um jornal local.

"Além disso, as pessoas que gostam de Dede, especialmente as que vivem em pequenas vilas, não querem que ele vá embora, e especialmente que forneça amostras de sangue. Normalmente essas pessoas não permitem que estrangeiros façam qualquer tipo de teste em seu sangue", complementou.

Tratamento

Os primeiros exames realizados em Dede foram feitos pelo dermatologista americano Anthony Gaspari como parte de um documentário do canal Discovery. Ele acredita que o indonésio aparentemente sofre com uma variação do vírus do HPV, ou vírus do papiloma humano.

Uma das formas mais conhecidas de propagação da doença é pela relação sexual. Mas no caso de Dede, a doença se agravou por um problema genético do ex-pescador: seus anticorpos são incapazes de combater ou simplesmente deter o crescimento das verrugas.

Gaspari disse acreditar que um severo tratamento com vitamina A pode ajudar a determinar a origem do problema e gostaria de levar o indonésio aos Estados Unidos para estudar o caso.

Com agências internacionais

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »