Grandes dinossauros boiavam graças a bolsas de ar

29 de outubro de 2003 • 17h15 • atualizado às 17h15

Alguns dos maiores dinossauros que povoaram a Terra há milhões de anos boiavam na água graças a bolsas de ar distribuídas por seu corpo, segundo um grupo de pesquisadores canadenses. Donald Henderson, pesquisador da Universidade de Calgary, ressaltou hoje no jornal "The Globe and Mail" que os braquiossauros, enormes dinossauros com um longo pescoço, também considerados os maiores animais que povoaram o solo terrestre, eram como "cortiças gigantescas".

A teoria de Henderson, avalizada por descobertas em alguns fósseis, é que os saurópodes, a cuja família pertenciam os braquiossauros, tinham bolsas de ar localizadas ao longo de sua espinha dorsal. Esses compartimentos permitiam aos braquiossauros absorver oxigênio de forma mais eficiente à medida que o ar era transportado de seus extensos pescoços até os pulmões. Ao mesmo tempo, segundo Henderson, as bolsas ajudavam a dissipar o calor excessivo de seus corpos.

Porém, essas bolsas também atuavam como gigantescos coletes salva-vidas, que lhes permitiam flutuar na água, ligeiramente inclinados para frente adiante para que as patas dianteiras pudessem tocar o fundo e dar impulso a eles. A teoria do pesquisador canadense explicaria por que muitas das pegadas de braquiossauros encontradas até hoje em locais como o Texas e a península da Coréia correspondem exclusivamente às patas dianteiras.

No entanto, Henderson destaca que isso não significa que os braquiossauros estiveram adaptados para nadar ou que as bolsas de ar não representavam em si um problema: se os animais não tocavam o fundo com suas patas dianteiras para pegar impulso, podiam não conseguir mais sair da água. Os saurópodes, divididos em pelo menos 70 subgêneros, eram a espécie de dinossauro de maior tamanho.

Com até 30 toneladas de peso, cinco vezes mais que os elefantes atuais, eles viveram há 210 milhões de anos e desapareceram com os restantes dos dinossauros há 65 milhões de anos.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »