Hubble capta imagens da galáxia "Dorian Gray"

17 de outubro de 2007 • 09h15 • atualizado às 09h32
Imagem obtida pelo Hubble mostra a Zwicky 18, a galáxia Dorian Gray Foto: AP
Imagem obtida pelo Hubble mostra a Zwicky 18, a galáxia Dorian Gray
17 de outubro de 2007
Foto: AP

Uma imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble e divulgada pela Nasa nesta quarta-feira mostra a galáxia Zwicky 18, que ganhou dos astrônomos o apelido de Dorian Gray por não ser tão jovem quanto o imaginado anteriormente.

» Spitzer lança luz sobre poeira espacial
» Nasa registra tempestade em Júpiter
» Nasa mostra estrelas no berço do espaço

Como no romance O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, em que um jovem fica obcecado ao se enxergar envelhecendo em frente a um retrato seu, a galáxia Zwicky 18 parece ser mais velha do que sua própria aparência.

Um grupo de astrônomos liderado por Alessandra Aloisi, da Agência Espacial Européia, descobriu estrelas mais fracas dentro da galáxia, sugerindo que sua formação tenha começado entre 1 e 10 bilhões de anos atrás.

"Esta galáxia talvez tenha se formado ao mesmo tempo que outras. Ainda que ela não seja tão jovem quanto acreditava-se até então, a Zwicky 18 certamente se desenvolveu de maneira única no Universo", afirmou Alessandra.

AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.