Substância encontrada em frutas combateria câncer

16 de outubro de 2007 • 15h13 • atualizado às 15h13

Um estudo realizado por pesquisadores chineses mostrou que uma substância encontrada em frutas como mangas, uvas e morangos poderia ser eficaz no tratamento contra o câncer na cabeça e no pescoço, segundo informou a agência Reuters nesta terça-feira. A substância chamada de lupeol seria capaz de impedir a reprodução e o crescimento das células cancerígenas.

O experimento realizado em camundongos descobriu que a substância teve um resultado eficaz no tratamento de quimioterapia sem que houvessem efeitos colaterais, informaram cientistas da Universidade de Hong Kong em um artigo divulgado em setembro na revista Cancer Research.

Segundo o professor Anthony Yuen, da Universidade de Hong Kong, um dos envolvidos no estudo, "o tratamento pode reprimir a reprodução e o crescimento das células cancerígenas, além de ser mais eficaz que o convencional". Para Yuen, "o efeito é maior forte ainda se combinado com o tratamento de quimioterapia, o que causa poucos poucos efeitos colaterais".

Yuen afirmou que a equipe de cientistas espera realizar os testes em breve com pacientes humanos.

O câncer na cabeça e no pescoço podem afetar o nariz, boca, garganta, cordas vocais, tireóide e glândulas salivares. A doença atinge mais asiáticos do que ocidentais. Hábitos como fumar e consumir álcool em excesso contribuiem para o desenvolvimento do câncer.

Redação Terra