Porto Alegre tem quase uma árvore por habitante

21 de setembro de 2007 • 09h35 • atualizado às 09h46

Caio Cigana

Porto Alegre


Considerada uma das cidades mais arborizadas do País, Porto Alegre tem cerca de 1,3 milhão de árvores apenas em vias públicas, excluindo praças, parques, a zona rural do município e áreas particulares. A estimativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) coloca a capital gaúcha na privilegiada situação de ter quase uma árvore por habitante, já que, conforme o IBGE, Porto Alegre tem uma população de 1,44 milhão de pessoas.

» SP: oferta de mudas estimula arborização
» Curitiba busca recuperar biodiversidade
» Minas: metade das florestas plantadas
» Florianópolis aumentará área sombreada
» Pernambuco investe em matas ciliares

A cidade conta ainda com outras particularidades, como o único registro da existência de árvores sobre uma ponte, como ocorre na Avenida João Pessoa, onde oito palmeiras-da-califórnia plantadas em 1941 já alcançaram aproximadamente 25 m de altura. O secretário municipal de Meio Ambiente, Beto Moesch, é cauteloso em relação às recorrentes afirmações de que a capital gaúcha é a cidade brasileira mais arborizada, um título também reivindicado por João Pessoa (PB).

"Isso é muito falado, principalmente por pessoas de fora de Porto Alegre, mas não tem como provar. Mas garanto que Porto Alegre é uma das áreas metropolitanas mais arborizadas do mundo. Mas, sendo ou não sendo, tem que ser mais", diz o secretário, que tem empreendido um trabalho de plantar mudas de árvores nos canteiros centrais das principais avenidas da cidade, consideradas as áreas com menos verde.

Moesch lembra que normalmente outras secretarias como Obras e Transportes são contra a arborização dos canteiros centrais por possíveis danos ao pavimento causado pelas raízes e por causa dos galhos que atrapalhariam a circulação de ônibus. No caso de Porto Alegre, a pasta de Meio Ambiente ganhou a queda-de-braço. "Nós regamos regularmente as mudas. Isso faz com que a raiz vá para baixo e não se espalhe pela superfície atrás de água. Fazemos ainda podas corretivas dos galhos", explica o secretário.

A Prefeitura de Porto Alegre vem plantando cerca de 10 mil mudas por ano e, no caso das avenidas, adquiriu até um equipamento para perfurar o asfalto e o concreto dos canteiros centrais para implantar as mudas. Em algumas avenidas a prefeitura conta com o apoio da iniciativa privada. É o caso da Terceira Perimetral, onde o trabalho de regar as mudas ficou a cargo da Aracruz, e de partes da Protásio Alves, onde a tarefa foi assumida pela churrascaria Barranco.

Gazeta Mercantil
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »