Noruega: tumba viking é reaberta para novos testes

10 de setembro de 2007 • 14h30 • atualizado em 11 de setembro de 2007 às 11h06
Arqueólogos reabriram sarcófago e retiraram caixões de alumínio Foto: Reuters
Arqueólogos reabriram sarcófago e retiraram caixões de alumínio
10 de setembro de 2007
Foto: Reuters

Arquéologos reabriram hoje tumba viking em colina de Oseberg, Noruega, para exumar os vestígios de dois corpos encontrados no local, que poderiam ser de uma rainha e princesa viking, enterradas há 1.173 anos.

» Veja mais fotos

Os vestígios foram recolocados no sarcófago em 1948 em uma moderna caixa de alumínio na esperança de que técnicas futuras poderiam revelar os segredos dos integrantes vikings.

Neste local, em 1904, foi descoberto um dos maiores tesouros arqueólogicos, o navio viking Oseberg, que está em exposição no Museu do Navio Viking, em Oslo. Acredita-se que uma das mulheres enterradas teria por volta de 60 anos e a outra, 30. Os corpos foram exumados na primeira abertura da tumba.

Testes de DNA que serão feitos agora devem definir exatamente a idade e dar novas informações. Ao abrirem o sarcófago, os cientistas descobriram surpresos que estava cheio de água. Os caixões de alumínio onde estão os vestígios foram feitos para evitar entrada de água e os arqueólogos esperam que eles não tenham sido afetados.

Os caixões foram transportados para o Museu do Barco Viking, parte do Museu Cultural História, e serão aberto sob condições controladas na terça-feira. Cerca de 300 pessoas, incluindo estudantes, assistiram à abertura do sarcófago.

AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »