Médico: excesso de higiene pode aumentar alergias

05 de setembro de 2007 • 18h19 • atualizado às 19h14

O excesso de higiene da "vida moderna" pode estar ligado ao aumento no número de casos de alergias, disse nesta quarta um pediatra da Universidade de Michigan. "É a chamada hipótese das alergias", segundo Marc McMorris, um especialista nesta área, cujas declarações foram divulgadas em uma nota de imprensa distribuída pela Universidade de Michigan.

"Desenvolvemos um estilo de vida mais limpo, e nossos organismos já não precisam lutar contra os germes da mesma forma como faziam no passado", declarou. Como resultado, de acordo com McMorris, "o sistema imunológico, ao invés de combater a infecção, desenvolve mais tendências alérgicas".

O estudo do pediatra mostra que, atualmente, as lojas oferecem mais de 700 produtos para uso caseiro que contêm bactericidas. Eles vão desde sabões para as mãos até escovas de dentes, passando por aerossóis, detergentes e roupas. Em alguns casos, a limpeza se tornou uma obsessão, segundo McMorris. Ele afirmou que o sistema de imunidade do corpo foi elaborado para combater as infecções causadas por bactérias, vírus e parasitas, mas também reconhece substâncias externas ao organismo e elementos causadores de alergias.

Graças ao advento das vacinas, o sistema de imunidade humano já não precisa se esforçar para combater doenças como a poliomielite e a rubéola. Já os antibióticos tornaram mais fácil a luta contra as infecções comuns causadas por bactérias. McMorris afirmou ainda que as casas e os escritórios se transformaram em ambientes quase herméticos, que funcionam com ar condicionado ou calefação, e onde se concentram elementos que causam alergias, como pó e pêlo.

As famílias dos dias atuais são menores, com menos crianças expostas a germes e infecções. As com três ou mais crianças, que eram comuns há 20 ou 30 anos, tendem a apresentar menos casos de alergias, pois há uma exposição maior à variedade dos germes. "O sistema natural de imunidade não tem o mesmo trabalho que tinha 50 anos atrás, pois aumentamos os esforços para proteger nossas crianças da sujeira e dos germes", declarou Marc McMorris.

"As alergias aumentaram porque nossa sociedade mudou a forma de vida", acrescentou. "Como resultado, as pessoas com alergia têm filhos com pessoas que têm alergias, o que resulta em um aumento natural da difusão das alergias em nossa sociedade".

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »