Terra usou equipamento que testa personalidade

19 de agosto de 2007 • 10h55 • atualizado às 11h20

Lúcia Jardim
Direto de Paris

França


A reportagem do Terra foi convidada a testar o QPM (Quantic Potential Measurement, ou Medição do Potencial Quântico) na tarde da última quinta-feira. O que se comprovou é que, sim, os resultados aparentemente correspondem à realidade, mas, diante da apresentação de respostas tão genéricas, é possível afirmar que qualquer pessoa submetida ao procedimento concordaria que de alguma forma a máquina funciona.

» Máquina desvenda personalidade humana
» Opine sobre o assunto

Isso porque, apesar de os resultados encherem nove páginas de gráficos, as pontuações dão margem para que estes mesmos diagnósticos sejam "adaptáveis" a qualquer pessoa. Como quando se visita uma cartomante e ela afirma que "você está passando por um problema" - sendo que todas as pessoas passam o tempo todo por problemas, e esse "diagnóstico" da vidente é, de certa forma, óbvio.

O aplicador do teste, Patrick Visier, não tem formação na área de psicologia nem medicina - no entanto, desde o início interpreta os dados e procura encontrar onde eles encontram respaldo na realidade da pessoa avaliada. Aos poucos, com uma resposta positiva ou negativa a cada item do teste, Visier adapta o discurso aos gráficos seguintes, o que dá, realmente, a impressão de se estar diante de uma medida da sua personalidade em uma tela de computador, feita em menos de um minuto.

"Acho que eu começo a lhe conhecer um pouco, Lúcia", disse Visier mais de uma vez, minutos depois de, durante a entrevista, ter insistido no ponto de que a máquina deve ser usada apenas como suporte ao trabalho dos profissionais especializados na mente e no comportamento humano.

A sensação que fica é a de que Visier está, de fato, cumprindo o seu dever enquanto gerente de marketing: o de vender um produto.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »