Carne e doces aumentariam risco de câncer de mama

11 de julho de 2007 • 23h26 • atualizado em 12 de julho de 2007 às 09h38

A dieta "ocidental", que se caracteriza por muita carne e doces, pode aumentar o risco de câncer de mama, indicou um estudo publicado hoje pela revista Cancer Epidemiology. A pesquisa comparou a dieta "ocidental" com a de mulheres asiáticas, que consomem soja e verduras em maior quantidade.

A conclusão confirma a relação denunciada por outros estudos entre a carne e os pratos com grande conteúdo de gordura da dieta ocidental e uma maior incidência de diversos tipos de câncer, assim como de doenças cardíacas e diabetes.

Segundo os cientistas do Centro Oncológico Fox Chase de Filaldélfia (Pensilvânia), a incidência de câncer de mama entre mulheres asiáticas aumentou depois que elas começaram a aumentar seu consumo da dieta "ocidental".

O estudo analisou os hábitos de alimentação de 3 mil mulheres de Xangai, a metade das quais sofria câncer de mama. Todas explicaram quais eram seus pratos e alimentos preferidos e foram divididas em dois grupos.

Um grupo, partidário da dieta ocidental, consumia carnes vermelhas, camarões, peixe, balas, todo tipo de sobremesa, pão e leite. O outro, mais vegetariano, preferia tofu, verduras, vegetais, leguminosas, peixe e leite de soja.

As mulheres do grupo "ocidental" que já haviam entrado na menopausa mostraram um risco de sofrer o tipo mais comum de câncer de mama 60% maior que o das vegetarianas.

"Notamos um efeito evidente quando observamos mulheres após a menopausa e com excesso de peso. Parece que existe uma interação entre a dieta de carne e açúcar e o sobrepeso", disse Marilyn Tseng, do Fox Chase.

Segundo Lawrence Cheskin, professor de saúde e nutrição na Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, esta é uma prova a mais de que a dieta está vinculada ao câncer.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »