Cientistas desvendam misterioso sumiço de lago

04 de julho de 2007 • 14h55 • atualizado às 15h01
O lago desapareceu, deixando em seu lugar apenas uma cavidade seca com uma enorme rachadura Foto: Reuters
O lago desapareceu, deixando em seu lugar apenas uma cavidade seca com uma enorme rachadura
20 de junho de 2007
Foto: Reuters

Cientistas chilenos afirmaram que o lago andino no sul do país que desapareceu misteriosamente foi dragado após uma rachadura surgir e permitir o escoamento da água, informa agência Reuters nesta quarta.

» Veja mais fotos
» Assista a vídeos do lago
» Aquecimento faz lagoas desaparecerem
» Lago some misteriosamente no Chile

A água escoou por uma rachadura em um fiorde das proximidades. O fiorde é um golfo sinuoso e profundo entre montanhas. A água do lago chegou ao mar deixando o lago seco repleto de icebergs, afirmaram os cientistas à TV estatal chilena.

"Parece que lentamente ele esta se preenchendo com água novamente", contou Andres Rivera, especialista em clima glacial e líder da equipe de pesquisadores que foi investigar o lago para desvendar o mistério. Ele culpou o aquecimento global pelo fenômeno.

O lago está situado na região de Magallanes, na Patagônia, e é alimentado pelo deterrimento de geleiras andinas. Na última medição, efetuada no começo do ano, o lago tinha entre 10 e 12 acres, o equivalente a cerca de 10 campos de futebol.

Há cerca de duas semanas, os cientistas anunciaram o desaparecimento repentino do lago após uma patrulha de rotina realizada em maio.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »