Vitamina B pode melhorar saúde das artérias

31 de maio de 2007 • 17h51 • atualizado às 18h04

A ingestão de ácido fólico, a vitamina B, pode reduzir em até 30% o risco de ataques de apoplexia, segundo um estudo divulgado esta semana na revista médica The Lancet. A vitamina B já era recomendada a mulheres grávidas, já que sua ingestão previne possíveis defeitos congênitos no bebê, mas agora um novo estudo afirma que o ácido fólico melhora também a saúde das artérias.

Segundo a pesquisa realizada por uma equipe de especialistas da Universidade de Northwestern em Chicago, Estados Unidos, esta vitamina diminui os níveis de homocisteína no fluxo sangüíneo, um aminoácido que aumenta o risco de apoplexias, doenças coronárias e tromboses das artérias. Os cientistas descobriram que um suplemento dessa vitamina poderia diminuir o risco relativo de sofrer ataques de apoplexia na faixa dos 18%.

A realização de uma análise mais detalhada mostrou que os tratamentos de longa duração, de mais de 36 meses, podiam reduzir a probabilidade de sofrer dessa doença em 29% e que, em pacientes sem histórico clínico em apoplexias, o ácido fólico podia reduzir o risco em 25%. Segundo os cientistas americanos, suas análise trazem "uma prova coerente que os suplementos de ácido fólico podem reduzir de forma significativa o risco de sofrer ataques de apoplexia".

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »