Pesquisa confirma efeito anti-rugas de vitamina A

22 de maio de 2007 • 07h17 • atualizado às 09h43

Uma pesquisa feita por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, confirmou que cremes contendo vitamina A ajudam a reduzir os sinais de envelhecimento da pele.

Muitos produtos de beleza contêm retinol - a forma pura da vitamina A - e seus fabricantes dizem que a substância ajuda a combater rugas, mas até agora havia pouca evidência científica da eficácia desses cremes.

O estudo americano, publicado na Archives of Dermatology, recrutou 36 pessoas com uma idade média de 87 anos e pediu que elas usassem um creme com vitamina A debaixo de um dos braços e um creme sem nenhum componente ativo debaixo do outro.

Esta parte do corpo foi escolhida porque tem pouca exposição ao sol, logo sofre apenas um envelhecimento natural. Depois de 24 semanas, houve uma avaliação da aparência da pele e uma pequena amostra foi enviada para análise.

Envelhecimento

Os resultados da pesquisa revelaram que o retinol não apenas reduziu as rugas na grande maioria dos voluntários, mas também aumentou os níveis de substâncias químicas importantes na regeneração da pele.

Com a idade, a pele passa a produzir menos colágeno e perde elasticidade, ficando mais fina e menos macia. As amostras retiradas dos voluntários mostraram que o retinol ajudou a pele a reter mais água e a se recuperar.

Além de melhorar a aparência, a substância também poderia trazer benefícios para a saúde, deixando a pele menos suscetível a lesões cutâneas, um problema comum em pessoas mais velhas.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »