Divulgadas imagens da tumba do rei Herodes

08 de maio de 2007 • 08h32 • atualizado às 10h18
A tumba estava protegida por uma muralha dupla construída sobre uma colina artificial Foto: AP
A tumba estava protegida por uma muralha dupla construída sobre uma colina artificial
08 de maio de 2007
Foto: AP

Foram divulgadas hoje em Israel as primeiras fotos da tumba onde foi enterrado o rei Herodes, descoberta anunciada ontem por arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém. As imagens foram feitas no sítio arqueológico conhecido como Herodium, próximo a Jerusalém.

» Veja mais fotos
» Descoberta tumba do rei Herodes

Segundo Ehud Netzer, um dos autores da descoberta, o túmulo estava protegido por uma muralha dupla construída em uma colina artificial. O acesso à tumba foi feito por uma escada de 6,5 m, mas o mausoléu foi encontrado praticamente destruído. Netzer disse que a sepultura foi profanada provavelmente em um gesto de "ira" contra Herodes durante a grande revolta judaica contra o Império Romano do primeiro século de nossa era.

O lugar, entre dois palácios que o monarca fez construir no cume do monte Herodion, e a qualidade das peças achadas desfazem qualquer dúvida sobre o destinatário da sepultura, ressaltou. "É desnecessário recorrer ao (teste de) carbono 14, pois esta prova só é usada quando não há outros indícios da idade de uma peça", explicou Netzer, pesquisador de prestígio internacional especializado no período "herodiano".

Herodes, que reinou do ano 44 a.C. ao ano 4 a.C., foi enterrado em um mausoléu retangular de 2,5 metros de comprimento com um teto em forma de triângulo, segundo as conclusões dos pesquisadores a partir dos restos achados, que são "o ápice" das escavações no lugar, disse Netzer. O túmulo de Herodes foi, durante anos, um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados da região.

Com agências internacionais

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »