Clonagem

Clonagem

Sexta, 27 de abril de 2007, 17h51 Atualizada às 17h53

Clonagem de lobos não foi fraude, diz investigação

Cientistas da Coréia do Sul que tiveram a reputação prejudicada por fraudes em seus estudos com células-tronco humanas cometeram erros em uma publicação sobre a produção dos primeiros lobos clonados do mundo, mas não manipularam dados, disse nesta sexta-feira um painel de investigação.

» Sul-coreano anuncia clones de lobos
» Aberta investigação sobre clonagem
» Revista tira de site artigo sobre clonagem

A equipe da Universidade Nacional de Seul, que tinha sido aclamada mundialmente antes da vergonha causada pela fraude das células-tronco, estava sendo investigada devido a suspeitas de manipulação de dados para aumentar o sucesso da taxa de clonagem dos lobos.

"Concluímos que a equipe não precisava nem pretendia inflar o índice de sucesso", disse Kuk Yang, pró-reitor de pesquisa da universidade. O erro no trabalho da equipe limitou-se a dados em uma tabela, mas uma investigação dos registros laboratoriais e de computadores indicam que houve erro honesto e não tentativa de fraude, disse Kuk.

A equipe pediu para corrigir os relatos depois da descoberta do erro, afirmou. A publicação dos Estados Unidos que divulgou o trabalho da equipe sobre a clonagem de lobos retirou o documento de seu site neste mês, esperando pelos resultados do painel de investigação da universidade.

O painel afirmou também que, desde a criação dos lobos, batizados de Snuwolf e Snuwolffy, nascidos há cerca de um ano e meio, a equipe conseguiu produzir mais seis lobos coreanos. Três deles morreram.

A equipe era liderada por Woo-suk Hwang, que renunciou ao posto em dezembro de 2005, depois que a investigação inicial disse que o grupo forjou dados sobre a produção de células-tronco embrionárias humanas, em trabalho considerado na época um grande avanço. Semanas depois, o painel investigativo disse que outro relato de criação de células-tronco embrionárias continha fraude. Hwang está sendo julgado por fraude, apropriação indébita e violação das leis de bioética do país.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail
AP Snuwolf and Snuwolffy nasceram, respectivamente, há um ano e um ano e meio Snuwolf and Snuwolffy nasceram, respectivamente, há um ano e um ano e meio

Busca

Busque outras notícias no Terra: