Novo ciclo de tempestades solares começa em 2008

26 de abril de 2007 • 20h00 • atualizado às 20h00

O ciclo de tempestades solares que causam problemas nas comunicações na Terra e põem em perigo os astronautas começará provavelmente em março do ano que vem e terá seu apogeu entre o final de 2011 e meados de 2012. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Centro de Ambiente Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Segundo a NOAA, o começo do "Ciclo 24" de tormentas - que dura cerca de 11 anos - ocorrerá um ano antes do previsto. As tormentas, que se caracterizam por gigantescas erupções na coroa do Sol, disparam fótons e matéria com carga elétrica até a ionosfera e os campos magnéticos da Terra.

Essas tempestades provocam interrupções e interferências nas comunicações, sistema de distribuição de energia elétrica, satélites e sinais do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Essas tormentas, que iluminam o céu à noite com auroras boreais e austrais, também são uma ameaça aos astronautas.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »