Aquecimento global é irreversível, dizem alemães

16 de abril de 2007 • 18h33 • atualizado às 19h28

O aquecimento climático é um fenômeno irreversível e o único desafio é tentar limitá-lo, afirmou nesta segunda-feira um grupo de especialistas reunidos na cidade alemã de Postdam, perto de Berlim. "A mudança climática já está aqui e agora a questão é: conseguiremos limitá-la ou não?", disse Wolfgang Cramer, um dos autores do segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), publicado no começo do mês.

Segundo Cramer, é impossível influenciar a evolução do clima nos próximos 10 ou 20 anos, mas, para depois, ainda há opções. "Se não fizermos nada, os danos serão muito mais importantes", advertiu o especialista.

Uma centena de especialistas participou de uma conferência sobre as conclusões do IPCC, celebrada em Postdam, a convite do Ministério Alemão de Meio Ambiente e Pesquisa. "O segundo relatório do IPCC confirmou novamente que a mudança climática já tem conseqüências dramáticas. Devemos agir rapidamente", disse, por sua vez, o secretário de Estado do Ministério do Meio Ambiente alemão, Michael Müller.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »