Esqueleto de mamute é leiloado por 260 mil euros

16 de abril de 2007 • 15h00 • atualizado às 21h39
O esqueleto de mamute foi vendido pela casa de leilões Christie's, em Paris  Foto: Christie''s Images Ltd/BBC Brasil
O esqueleto de mamute foi vendido pela casa de leilões Christie's, em Paris
16 de abril de 2007
Foto: Christie''s Images Ltd/BBC Brasil

O esqueleto de um mamute da Sibéria foi comprado por 260 mil euros (mais de US$ 351 mil e de R$ 700 mil) nesta segunda-feira, em Paris, em uma das raras vendas de peças de paleontologia organizadas pela casa de leilões Christie's. Não foi divulgado o nome do comprador.

» Leilão irrita cientistas
» Exposição reúne fósseis leiloados

O esqueleto completo desse elefante pré-histórico - cujo nome científico é Mammuthus primigenius -, com cerca de 10 mil anos, mede 3,80 m de altura por 4,80 m de comprimento. Além disso, o esqueleto de um rinoceronte, outra peça-estrela da coleção oferecida, foi arrematado por 100 mil euros.

Desde o anúncio da venda e da exposição dos esqueletos, um desfile de curiosos foi registrado diariamente pelos salões da Christie's na capital francesa. Fleur de Nicolay, responsável pela venda, prevê a participação de compradores de todo o planeta.

Porém, nem todos aplaudem a iniciativa. Muitos cientistas ficaram irritados, já que para eles o principal problema da venda, quer seja legal ou não, diz respeito ao valor científico real.

O Christie Live, o sistema da Christie's de venda online, que já está em operação em Nova York, Londres e Amsterdã, foi inaugurado na França durante esta venda. Ele permite que pessoas do mundo inteiro, depois de uma inscrição na www.christies.com, participem de leilões online e em tempo real.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »