Detectado sinal de água em planeta extra-solar

10 de abril de 2007 • 19h02 • atualizado às 19h18
Concepção artística da Nasa mostra o pequeno planeta e sua estrela ao fundo Foto: Nasa/Divulgação
Concepção artística da Nasa mostra o pequeno planeta e sua estrela ao fundo
10 de abril de 2007
Foto: Nasa/Divulgação

Um astrônomo americano anunciou nesta terça-feira que detectou vestígios de água na atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar pela primeira vez. A descoberta, que será publicada no Astrophysical Journal, confirma antigas teorias que dizem que o vapor d'água deve estar presente na atmosfera de quase todos os planetas extra-solares já conhecidos.

O planeta em questão é o HD209458b, a cerca de 150 anos-luz da Terra. Usando observações já feitas pelo telescópio Hubble e novas teorias, Barman encontrou forte evidência de absorção de água na atmosfera do planeta. Para chegar a essa conclusão, o astrônomo aproveitou o fato de que o HD209458b dá uma volta completa em torno de sua estrela a cada 3,5 dias terrestres e, quando passa na frente dela, pode ser visto da Terra.

A análise da variação do brilho da estrela antes e depois de o planeta passar por ela permite que sejam encontrados vestígios de certos compostos presentes na atmosfera do planeta. Nesse caso, a análise feita por Barman encontrou sinais de água.

"Sabemos que o vapor d'água existe na atmosfera de um planeta extra-solar e há boas razões para acreditar que outros planetas extra-solares contêm vapor d'água também", disse Travis Barman, astrônomo do Observatório Lowell, no Arizona, entrevista ao site Space.com.

Redação Terra