O administrador do aeroporto internacional do estado mexicano de Campeche, José Antonio Toledo, explicou que pesquisadores dos dois países trabalharão a bordo de um Hércules-130 na medição meteorológica. O objetivo é alertar para a chegada dos ciclones e diminuir seu impacto este ano.
Os 10 especialistas, cinco mexicanos e cinco americanos, ajudarão a "mostrar às autoridades e à população como atuar durante um furacão, evitando mortes e grandes desastres". Toledo acrescentou que o avião, que chegará em 16 de abril, "permitirá conhecer adequadamente o deslocamento dos furacões na região".
O Hércules-130 conta com equipamentos especializados, como radares meteorológicos, para medir variáveis como a umidade, pressão atmosférica, temperatura, velocidade e direção do vento. Assim, será possível prever a capacidade dos furacões, disse.
"Será sem dúvida uma informação valiosa tanto para as autoridades quanto para a população", avaliou. Um porta-voz da Comissão Nacional de Água do México confirmou que o trabalho ajudará a fornecer dados meteorológicos precisos para acompanhar os fenômenos na região.
"Os especialistas em meteorologia realizarão algumas investigações com a ajuda do avião e sem dúvida trocarão informação e tecnologia para poder prever a atividade, intensidade e trajetória dos ciclones tropicais", acrescentou.
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.