América era habitada antes de paleoíndios da Ásia

22 de fevereiro de 2007 • 18h52 • atualizado às 19h55

Os paleoíndios ou "caçadores de Clovis", procedentes da Ásia, provavelmente não foram os primeiros habitantes da América do Norte, como se pensava até agora, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos. De acordo com novas e mais precisas datações de carbono 14, tribos já viviam na América do Norte antes do grupo dos "caçadores de Clovis".

Até agora, a teoria que dominava sobre a origem dos humanos na América do Norte era a da migração de tribos asiáticas pelo estreito de Bering, quando o nível do mar era mais baixo do que o de hoje e era possível cruzá-lo a pé. Para Michael Waters, diretor do Centro para o Estudo dos Primeiros Americanos na Universidade A&M do Texas, a duração dos paleoíndios foi claramente mais curta do que se pensava, sendo na verdade de 200 a 400 anos, o que torna quase impossível sua distribuição em todo o continente americano.

"É antropologicamente impossível que esse povo tenha conseguido se deslocar tão rapidamente, em apenas 20 gerações, para alcançar o extremo-sul da América do Sul", considerou Waters. "Os resultados desse estudo provavelmente levarão os arqueólogos a fazer investigações muito mais profundas e a reconsiderar a teoria dos caçadores de Clovis", acrescentou o especialista.

"Teremos agora que elaborar uma nova teoria sobre a origem do homem das Américas", afirmou Waters. O estudo será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »