Experiências paranormais podem ser induzidas

10 de fevereiro de 2007 • 20h03 • atualizado às 20h12
Pesquisa aponta que sensação de flutuar pode ser induzida
Pesquisa aponta que sensação de flutuar pode ser induzida
10 de fevereiro de 2007
The New York Times

Experiências consideradas paranormais podem ser induzidas, de acordo com neurocientistas. Uma pesquisa revelou que elas ocorrem quando correntes elétricas suaves atingem uma certa área do cérebro, denominada gyrus angular. O estudo foi promovido pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e liderada pelo neurologista Olaf Blanke.

» Infográfico: os resultados da pesquisa

Em uma mulher que participou da pesquisa, os cientistas descobriram que um estímulo ao gyrus angular direito resultou numa sensação de que ela estava flutuando, olhando para o seu próprio corpo, logo abaixo. Em outra mulher, o mesmo estímulo, mas dessa vez atingindo o gyrus angular esquerdo, produziu um sentimento estranho de que havia alguém atrás dela.

A descoberta se deu por acaso. As duas mulheres sofriam de epilepsia e estavam sendo avaliadas para fazerem uma cirurgia no Hospital Universitário de Geneva. Os médicos colocaram dezenas de eletrodos em cada uma das pacientes para identificar as áreas do cérebro que apresentavam funcionamento anormal e as que deveriam ser evitadas durante a cirurgia, porque estão ligadas a funções como fala e audição, entre outras.

À medida que cada eletrodo era ativado, estimulando uma diferente região, a paciente era questionada sobre o que estava sentindo. Foi assim que os cientistas descobriram que o estímulo do gyrus angular causa sensações comumente chamadas de paranormais.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »