Brasil verá eclipse total da Lua esta madrugada

15 de maio de 2003 • 09h05 • atualizado às 15h49
O eclipse lunar total vai durar pouco mais de 50 minutos Foto: Reuters
O eclipse lunar total vai durar pouco mais de 50 minutos
15 de maio de 2003
Foto: Reuters

Quem olhar para o céu nas Américas, Europa e África esta madrugada será presenteado com um eclipse lunar total. Quando o alinhamento de Sol, Terra e Lua, impede a chegada da luz até nosso satélite natural.

O eclipse começa às 23h05 da noite de hoje e deve terminar às 3h14 de sexta. No início, a Lua vai parecer pálida e brilhante, como é usual. Durante a hora seguinte, porém, ela vai entrar na parte mais escura da sombra do nosso planeta - uma região de 1,37 milhão de quilômetros, que os astrônomos chamam de "sombra". A Lua ficará encoberta durante 52 minutos. Segundo o Observatório Municipal de Diadema, o eclipse atingirá a fase total às 00h13.

A intensidade da escuridão e da vermelhidão da Lua durante o eclipse depende de como vai estar a atmosfera da Terra. Tempestades de poeira e erupções vulcânicas podem encher o ar com partículas que tornam o pôr-do-sol e o eclipse mais vermelhos. Às vezes a lua fica tão escura que chega a tornar-se invisível, outras, fica com uma sombra cor de bronze brilhante.

Mas a boa notícia é que no Brasil o céu vai estar limpo. Conforme a previsão do tempo, uma massa de ar seco impede a formação de nuvens em quase todo o país. Com isto, o eclipse vai poder ser apreciado a olho nu.

O último eclipse total da Lua visível no Brasil ocorreu na noite de 20/21 de janeiro de 2000. O próximo deve acontecer ainda este ano, na noite de 8/9 de novembro.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »