Nasa alerta sobre objeto próximo de estação espacial

27 de junho de 2006 • 09h30 • atualizado às 09h30

Um objeto não-identificado que se aproxima da Estação Espacial Internacional (ISS) pode ocasionar a suspensão do lançamento do ônibus espacial americana Discovery, previsto para o próximo sábado, informou nesta terça-feira o centro russo de controle de vôos espaciais (TSOUP).

"A Nasa nos informou que um objeto (não-identificado) passará perto da ISS a uma distância de 2,8 km", explicou Alexandre Kireiev, um dos responsáveis pelos cálculos balísticos do TSOUP, citado pela agência Itar-Tass. "A situação é muito séria, pois provavelmente se trata de um pedaço solto de um aparelho espacial", acrescentou.

A fonte explicou ainda que, no caso de necessidade, será dada uma ordem à tripulação da ISS, formada pelo russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que se refugiem a bordo da nave de segurança Soyuz TMA-8, permitindo que realizem uma volta de emergência para a Terra.

Os especialistas russos enviaram a seus colegas da Nasa uma série de propostas com variações de manobras da ISS para impedir a possível colisão da Estação com esse objeto desconhecido, mas, até o momento, nenhuma decisão foi tomada, segundo Evgueni Melnikov, responsável pelas manobras de naves e estações do TSOUP.

O próximo lançamento do Discovery, com uma tripulação de sete membros, entre eles um astronauta alemão da Agência Espacial Européia, será o primeiro desde julho de 2005.

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, passou oito dias na Estação Espacial Internacionl junto com a atual tripulação. Ele viajou ao espaço no dia 29 de março na nave russa Soyuz e retornou acompanhado da tripulação antiga.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »