Estudo mostra que falta de sono faz engordar

23 de maio de 2006 • 16h02 • atualizado às 16h08

Dormir muito pouco à noite pode levar a um forte aumento de peso em mulheres de idade média (40 a 65 anos), segundo o estudo mais completo realizado até agora sobre a relação entre peso e sono, publicado terça-feira nos Estados Unidos.

As mulheres que dormem em média cinco horas ou menos por noite têm 35% mais riscos de sofrer um aumento importante de peso - no mínimo 15 quilos, em relação às que dormem sete horas, diz esta pesquisa apresentada no congresso anual da American Thoracic Society, em San Diego, Califórnia.

O estudo indica, também, que o grupo de mulheres que dormiam cinco horas ou menos por noite apresentavam 15% mais risco, ou ainda mais, de se tornarem obesas, em comparação com as que dormiam sete horas.

Esta investigação foi realizada entre 68.183 mulheres de idade média incluídas num estudo nacional sobre a saúde das enfermeiras, realizado durante 16 anos.

As participantes foram consultadas sobre seus hábitos de sono no começo do estudo em 1986 e a cada dois anos deviam informar aos pesquisadores sobre seu peso. Em média, as mulheres que dormiam cinco horas por noite ou menos pesavam 2,5 kg a mais que no início desta investigação, em comparação com as que dormiam 7 horas e aumentaram 0,7 kg ou um pouco mais durante os 10 primeiros anos.

"Este aumento de peso parece modesto, mas trata-se apenas de uma cifra média já que algumas mulheres aumentaram muitos quilos", destacou Sanjay Patel, professor de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland (Ohio, norte), que dirigiu este estudo.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »