Masturbação pode prevenir o câncer de próstata

16 de julho de 2003 • 17h05 • atualizado às 17h05

A prática da masturbação pode ajudar a evitar o câncer na próstata. De acordo com pesquisadores australianos, quanto mais ejaculações os homens têm entre 20 e 50 anos, menor é a chance de tumor na próstata.

Conforme o estudo, publicado hoje na edição eletrônica da revista NewScientist, o efeito preventivo seria mais eficaz enquanto o homem está na faixa dos 20 anos. Conforme a equipe de cientistas, chefiada por Graham Giles, em Melbourne, ejaculando mais de cinco vezes por semana nessa faixa etária o homem diminuiria em três vezes a possibilidade de desenvolver tumores malignos na próstata.

De acordo com os pesquisadores, ejacular evita o acúmulo de substâncias cancerígenas na próstata. A glândula e as vesículas seminais secretam uma grande quantidade de fluidos, ricos em potássio, zinco, frutose e ácido cítrico, que compõem o esperma. Estudos em cães apontam substâncias cancerígenas nos fluidos produzidos pela próstata. Entre elas, segundo a revista, está o trimetilcholanthrene, encontrado também na fumaça do cigarro.

A vantagem da masturbação sobre o sexo em si estaria na ausência das infecções causadas pelo contato físico, que podem favorecer o desenvolvimento de tumores. Conforme a revista, se as conclusões de Giles forem confirmadas, no futuro, além de uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos, os médicos deverão indicar a masturbação para a obtenção de uma vida saudável.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »