Cientistas prevêem forte terremoto na Califórnia

22 de abril de 2003 • 20h56 • atualizado às 20h56

Um terremoto forte e devastador que poderia causar um prejuízo de bilhões de dólares tem 62% de chances de atingir a região da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, nos próximos 30 anos. A informação está em um estudo divulgado nesta terça-feira.

A previsão do Geological Survey dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) afirma que esses dados referem-se a um terremoto de pelo menos 6,7 graus na escala Richter, a mesma magnitude daquele ocorrido em 1994 em Los Angeles. O sismo causou danos estimados em US$ 20 bilhões.

Apesar de um estudo já ter mostrado a possibilidade de haver 70% de chances de um grande terremoto na região há quatro anos, os cientistas alertaram que o perigo de um tremor muito forte permanece. "Probabilidades de 62% a 70% são números altos", disse o estudo.

Uma nova preocupação dos pesquisadores é a crescente população sobre a região onde estão as principais falhas na crosta terrestre. Os cientistas ressaltaram que a maior parte dessa expansão populacional está ocorrendo em lugares de risco sísmico significativo no leste e norte da área. Segundo eles, isso não havia sido avaliado plenamente antes do estudo.

Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.