Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra

25 de janeiro de 2006 • 09h54 • atualizado às 11h17

Cientistas de vários países encontraram um planeta similar à Terra, uma descoberta importante na busca de vida extraterrestre, disseram hoje especialistas da Universidade de St.Andrews, na Escócia. O planeta, localizado perto do centro da Via Láctea, tem uma atmosfera parecida com a da Terra, embora seja muito frio. Os especialistas acreditam que há outros similares.

  • Veja as melhores fotos do espaço

    A descoberta é o resultado de um projeto internacional de que participam 73 cientistas de 12 países. O professor Keith Horne, da Universidade de St. Andrews, que colaborou com o estudo, disse hoje que o próximo objetivo é descobrir mais, a fim de estabelecer se há mais planetas habitáveis, similares à Terra. "Se houver, o próximo passo será a busca de vida nesses planetas", afirmou Horne.

    O novo planeta, que foi chamado de OGLE-2005-BLG-390Lb, tem uma massa cinco vezes maior que a da Terra e orbita ao redor de uma estrela que é cinco vezes menor que o Sol. Sua atmosfera é similar à da Terra e acredita-se que sua superfície rochosa esteja debaixo de oceanos congelados.

    "Ainda não encontramos um verdadeiro análogo à Terra, mas pelo menos sabemos que planetas pequenos existem e que são mais quentes ou mais frios que a Terra", explicou o professor Martin Dominik, também da Universidade de St. Andrew.

    O planeta foi localizado com a ajuda de uma tecnologia conhecida como "microlente gravitacional", um método que usa o fundo estelar como uma espécie de lente de aumento para ajudar a detectar estrelas distantes e seus planetas.

    O outro planeta parecido com a Terra e que está mais perto é o GJ 876, que tem 7,5 vezes a massa da Terra, mas é muito quente para a vida.

  • EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »