Exposição mostra animais típicos da Amazônia em SP

21 de outubro de 2005 • 16h51 • atualizado às 17h20
Fotografia de Araquém Alcântara mostra micos de cheiro Foto: Araquém Alcântara /Divulgação
Fotografia de Araquém Alcântara mostra micos de cheiro
21 de outubro de 2005
Foto: Araquém Alcântara /Divulgação

O universo da Amazônia, onde estão os animais mais representativos da fauna brasileira, poderá ser conferido na exposição "Bichos do Brasil" que inicia na semana que vem em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira. As imagens são do livro do fotógrafo Araquém Alcântara "Amazônia", que denuncia a destruição e a beleza da maior floresta tropical do planeta.

  • Veja fotos da exposição

    No museu, poderão ser vista 25 fotos em grande formato, instaladas numa área do jardim, mostrando animais como a Harpia do médio Solimões (AM), o Anacã do norte do Pará, a Onça Pintada do Parque Nacional da Amazônia, a Irará do Parque Nacional do Cabo Orange (AP) e a Preguiça Real da reserva de Mamirauá (AM).

    O livro do fotógrafo traz também imagens da população local, além das imagens da devastação, como queimadas, descampados e troncos sendo transportados pelo rio. Os textos foram escritos por especialistas na região, como o geógrafo Aziz Ab Saber, a antropóloga Betty Mindlin, João Meirelles Filho, diretor do Instituto Peabiru, o historiador acriano Márcio Souza, o poeta Thiago de Mello e o sertanista Sydney Possuelo. O balanço histórico, geográfico e antropológico da Amazônia se completa ainda pelos escritos do médico Drauzio Varella e de Roberto Smeraldi, diretor da ONG Amigos Da Terra.

    A exposição abre para visitação no dia 25 de novembro e fica até 25 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 4,00. Estudantes pagam R$ 2,00 e, aos domingos, a entrada é gratuita. O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano (telefone 11 3032-3727).

  • Redação Terra
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »