Primeiros dinossauros voadores tinham 4 asas

23 de janeiro de 2007 • 01h06 • atualizado às 07h58

Os primeiros dinossauros voadores tinham asas em dois níveis, como os antigos aviões biplanos, segundo revelou um estudo divulgado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

» Fósseis são encontrados no Japão
» Fóssil de dinossauro "saci" é encontrado

"Os antepassados dos pássaros modernos eram provavelmente pequenos dinossauros emplumados que viviam nas árvores e que desenvolveram asas para planar entre as copas", afirmou o estudo. A conclusão veio de uma nova análise dos restos fósseis do Microraptor gui, um dos primeiros dinossauros planadores, que viveu há 125 milhões de anos.

A análise inicial dos fósseis achados na Chinau sugeria que o Microraptor estendia suas patas lateralmente e abria suas asas em dupla, como se fosse uma libélula. No entanto, os cientistas Sankar Chatterjee e Jack Templin, do Museu do Departamento de Geociências da Universidade Tecnológica do Texas, afirmam que sua nova avaliação das articulações das patas dos animais e da orientação das plumas indica que a posição em dupla não teria permitido que eles voassem nem caminhassem sobre o solo.

Na realidade, segundo os cientistas, as patas traseiras dos Microraptor estavam localizadas debaixo do tórax. Assim, ele tinha asas semelhantes às dos antigos aviões biplanos. Em seu relatório, os cientistas informaram que uma simulação informática demonstrou que o dinossauro alado podia subir e descer no ar numa operação ideal para percorrer as copas das árvores.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »