Por que Plutão deixou de ser planeta

24 de agosto de 2006 • 14h50 • atualizado às 21h15

Cientistas de todo o mundo aprovaram na quinta-feira uma nova definição de planeta que rebaixa Plutão 76 anos após sua descoberta e reduz o número de planetas do Sistema Solar de nove para oito.

Milhares de cientistas e astrônomos concordaram na Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (UAI), realizada em Praga, na República Tcheca, que Plutão deve ser encaixado na categoria dos "planetas anões". Ele vinha sendo chamado de planeta desde sua descoberta, em 1930.

Veja abaixo mais detalhes:

O QUE É UM PLANETA ¿ UMA NOVA DEFINIÇÃO:

¿ Segundo o acordo acertado na reunião, será chamado de planeta um corpo celeste que esteja na órbita de uma estrela, sem ser ele mesmo uma estrela.

¿ O corpo celeste também precisa ter massa suficiente para que sua própria gravidade molde-o numa forma praticamente esférica, e que tenha limpado os arredores de sua órbita.

¿ A nova definição ¿é a primeira vez que a UAI tenta definir cientificamente o que é um planeta¿ implica a criação de uma nova categoria, a dos "planetas anões". Uma terceira categoria também foi criada, a de "objetos transnetunianos".

¿ Agora existem apenas oito planetas clássicos: Mercúrio, Terra, Júpiter, Saturno, Netuno, Vênus, Marte e Urano.

POR QUE A MUDANÇA?

¿ A necessidade de definir o que é necessário para ser um planeta foi criada pelos avanços tecnológicos que permitem aos astrônomos observar áreas mais distantes do Universo e medir com mais precisão o tamanho dos corpos celestes do Sistema Solar.

RESULTADO: PLUTÃO É UM PLANETA?

¿ Plutão foi automaticamente desqualificado como planeta porque sua órbita alongada cruza com a de Netuno. Ele se encaixa na recém-criada categoria dos objetos transnetunianos, que se distinguem dos planetas clássicos porque levam mais de 200 anos para dar uma volta em torno do Sol.

¿ Plutão terá a companhia, na nova categoria, de dois outros corpos celestes, Xena e Charon. Um outro, Ceres, foi classificado como "planeta anão", embora não seja um objeto transnetuniano. Havia a possibilidade, ao início da reunião, que esses corpos ascendessem ao status de planetas junto com Plutão.

QUAIS SÃO OS PLANETAS? OBJETO DEFINIÇÃO CATEGORIA DE PLANETA DESCRIÇÃO

DA UAI: Mercúrio Planeta Clássico Vênus Planeta Clássico Terra Planeta Clássico Marte Planeta Clássico Júpiter Planeta Clássico Saturno Planeta Clássico Urano Planeta Clássico Netuno Planeta Clássico Ceres Planeta Anão Plutão Planeta Objeto Transnetuniano Anão Charon Planeta Objeto Transnetuniano Anão Xena Planeta Objeto Transnetuniano Anão Fonte: Reuters/UAI

Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.