PUBLICIDADE

Inscrições de 2 mil anos intrigam arqueólogos em Israel

Arqueólogos israelenses estão tentando decodificar inscrições antigas descobertas em uma escavação em Jerusalém

7 ago 2015 - 11h50
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Inscrições foram encontradas em escavação em Jerusalém
Inscrições foram encontradas em escavação em Jerusalém
Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel

As inscrições foram encontradas nas paredes de uma câmara antiga com resquícios de uma banheira escavada na pedra, usada para o mikvá, um tradicional ritual de banho judaico. Os arqueólogos estimam que as inscrições seriam de 2 mil anos atrás.

Siga Terra Notícias no Twitter

Especialistas estão tentando decifrar as palavras, que parecem ser em aramaico, e os símbolos encontrados, entre eles, um barco e árvores de palmeira. Eles dizem que as inscrições podem ser grafites (pinturas na parede) ou então podem ter algum significado religioso.

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico
As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico
Foto: Divulgação/BBC Brasil

Segundo, a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), um dos símbolos pode ser um menorá, um candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do Judaísmo; algumas das inscrições podem indicar nomes.

A descoberta foi feita quando os funcionários da IAA inspecionavam o local previsto para ser transformado em uma creche no distrito de Arnona.

Nos muros, havia letras em aramaico, a língua falada há 2 mil anos, escritas no estilo cursivo hebraico, o que, segundo a IAA, "era comum no final do período do Segundo Templo". Havia também uma série de símbolos escritos com lama ou rabiscados no gesso.

A escavação onde as inscrições foram encontradas data de mais de 2 mil anos atrás
A escavação onde as inscrições foram encontradas data de mais de 2 mil anos atrás
Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel

"Não há dúvidas de que essa é uma descoberta muito significante", disseram os chefes da escavação, Royee Greenwald e Alexander Wiegmann. "Tamanha concentração de inscrições e símbolos tão antigos em um sítio arqueológico e num estado tão grande de preservação é algo muito raro, único e até intrigante."

Os símbolos e as inscrições já foram transferidos do mikvá para laboratórios de conservação. A Autoridade de Antiguidades de Israel diz que planeja exibir as inscrições para o público em breve.

Cada vez mais americanos optam por 'microcasas':
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade