Cidade planejada

Entre os especialistas ouvidos pelo Terra, uma unanimidade: o exemplo de Curitiba. A capital do Paraná foi pioneira no País na produção de ônibus elétricos para transporte coletivo - assim como virou referência mundial em cidades sustentáveis em décadas anteriores, ao desenvolver projetos inovadores na área de mobilidade enquanto mantinha preocupação com o futuro, revelando um planejamento raro em grandes cidades.

E está aí o segredo de Curitiba: o planejamento. As soluções encontradas pelo município vão além do aproveitamento das tecnologias disponíveis na época - passam por vontade de implementar ideias novas, reunir sugestões diversificadas e propor métodos inovadores. E isso é fruto de mais de uma gestão, passando a fazer parte do projeto de Curitiba. O destaque geralmente dado à bem-sucedida fase inicial dos transportes na cidade, porém, costuma deixar de lado um aspecto fundamental: o urbanismo.

"Curitiba a gente conhece bem e admira muito. A grande sacada foi na década de 1960 ter se enxergado necessidade de deixar vazios os eixos estruturantes de transporte, que depois foram muito bem aproveitados. A grande sacada foi na área de urbanismo, e não de transporte - o que possibilitou essas introduções", avalia Ivan Carlos Regina, gerente de Desenvolvimento e Planejamento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).

Ele destaca que "não temos esses vazios em uma cidade como São Paulo" - o que impediria o melhor aproveitamento dos espaços públicos para a área de mobilidade. Também o sistema coletiva em Curitiba é citado como exemplo, e algumas soluções começam a ser reproduzidas na capital paulista. Corredores de ônibus, faixas exclusivas e foco no transporte público passam a ser adotados na cidade, por enquanto ainda em uma espécie de caráter experimental: sem multa para os veículos que invadem o trajeto agora dedicado aos coletivos, ao contrário do que acontece em Curitiba.

Alguns destes sistemas, porém, tiveram seus resultados estagnados recentemente. Enquanto o fluxo de passageiros manteve um crescimento regular ao longo do tempo, as soluções de transporte deixaram de atender plenamente a população de maneira satisfatória. o que tem gerado críticas à cidade. Ainda assim, Curitiba é citada como modelo. "O corredor de ônibus de Curitiba tem 40 anos e só agora está saturando", afirma Horácio Augusto Figueira, especialista em Engenharia de Transportes.

Foto: Mariana Gil / EMBARQ / Divulgação