PUBLICIDADE

Índia reduzirá em 35% suas emissões de carbono até 2030

2 out 2015 - 09h41
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia reduzirá a intensidade de suas emissões de carbono em 35% até 2030 como parte de sua contribuição ao acordo global sobre a mudança climática que deve ser assinado em dezembro em Paris, anunciou nesta sexta-feira o ministro do Meio Ambiente Prakash Javadekar.

O objetivo do segundo país mais populoso do mundo é reduzir a intensidade das emissões por unidade de Produto Interno Bruto entre 33% e 35% com relação as de 2005, ter 40% de sua eletricidade oriunda de energias renováveis e aumentar o tamanho de suas florestas.

"É um grande salto para a Índia, com objetivos muito ambiciosos. Embora a Índia não seja parte do problema, quer ser parte da solução. Nossas emissões históricas acumuladas estão hoje abaixo de 3%", disse Javadekar na apresentação do plano em Nova Délhi no aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, e um dia após introduzir o projeto na Convenção da Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU).

Até agora, os líderes do país mantinham que a prioridade era tirar sua população da pobreza e que não podiam contribuir com a redução das emissões para aliviar a mudança climática. O plano apresentado não reduzirá as emissões indianas, mas irá desacelerar o aumento.

O documento apresentado pela Índia na ONU afirma que o país necessitará de US$ 206 bilhões até 2030 para aplicar reformas na agricultura, na pesca, nas florestas e em infraestruturas para alcançar os objetivos.

A Índia é a última grande economia do mundo a apresentar seu plano contra a mudança climática, seguindo outros 140 países ou regiões como Estados Unidos, China e União Europeia antes da cúpula de Paris. O país é o quarto maior emissor de CO2 na atmosfera depois de China, Estados Unidos e UE, com 7% do total de emissões poluentes no planeta, e o que mais cresceu em neste ranking negativo.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade