PUBLICIDADE

Incêndio força evacuação de reserva para felinos ameaçados nos EUA

10 set 2015 - 03h59
Compartilhar
Exibir comentários

Um grande incêndio ativo desde o mês de julho, que já arrasou mais de 40 mil hectares em Sierra Nevada, próximo do Parque Nacional Kings Canyon, na Califórnia (Estados Unidos), forçou nesta quarta-feira a evacuação de uma reserva para espécies ameaçadas de felinos, no qual vivem tigres e leões.

Em entrevista coletiva, o diretor-executivo e fundador da reserva Cat Haven, Dale Anderson, explicou que iniciou a transferência dos animais de espécies menores, como linces vermelhos e pumas, e espera fazer o mesmo com tigres, leões, guepardos, onças e leopardos das neves.

No total, a reserva acolhe 34 espécies distintas de felinos ameaçados.

Anderson informou que os bombeiros o alertaram que poderiam necessitar de suas instalações para combater o incêndio e evitar que o mesmo se estenda ainda mais. O diretor da reserva afirmou que não queria que os felinos "fossem um obstáculo adicional" para o trabalho dos bombeiros e começou a transferi-los.

"Disseram-nos que ainda temos alguns dias. Vamos precisar de mais tempo para proceder com os felinos maiores", comentou Anderson, que acrescentou que está recebendo ofertas de outras reservas do estado para acolher os animais.

O incêndio, o maior em atividade na Califórnia, pode superar o ocorrido em agosto de 1996 no condado de San Luis Obispo, onde o fogo arrasou mais de 43 mil hectares, e se transformar em dos 20 piores da história do estado.

Quase 2 mil bombeiros foram mobilizados para combater as chamas em um terreno montanhoso e de difícil acesso. Espera-se que, dadas as condições meteorológicas atuais, o incêndio continue queimando "com maior intensidade".

Apenas 31% das chamas foram controladas, segundo o último boletim do Serviço Florestal dos EUA, que determinou que a queda de um raio no dia 31 de julho deu início ao incêndio.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade