PUBLICIDADE

Incêndio atinge observatório espacial na Austrália

14 jan 2013 - 09h04
(atualizado às 09h06)
Compartilhar

Cinco edifícios do observatório de Siding Spring foram danificados. O fogo não chegou até os telescópios de mapeamento de planetas e galáxias, mas já destruiu 40 hectares de mata nativa e 28 casas.

Um incêncio no Parque Warrumbungle, a cerca de 460 quilômetros a noroeste de Sydney, na Austrália, atingiu um observatório espacial, informaram nesta segunda-feira (14/01) autoridades locais.

O fogo danificou cinco edifícios do observatório Siding Spring, inclusive um alojamento para astrônomos visitantes que estava vazio. Mas as chamas não chegaram até os 15 grandes telescópios da unidade, usados para mapear novos planetas e galáxias.

"Não houve absolutamente como parar o fogo. A velocidade com que se espalhou nos deixou assustados. Eu tive medo pela vida das pessoas", disse o vice-chefe do Serviço de Combate a Incêndios Rurais, Bob Rogers.

Centenas de bombeiros, apoiados por aeronaves de bombeamento de água, tentam controlar a situação. Vinte e oito casas já foram destruídas, além de 40 mil hectares de mata nativa. Moradores foram obrigados a evacuar a região.

Desde a semana passada, mais de 140 incêndios devastam áreas no norte e oeste do estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso da Austrália, e também na ilha da Tasmânia, onde o tempo mais fresco tem ajudado a amenizar os estragos. Desde o início das queimadas, um bombeiro morreu. O país enfrenta uma onda de calor que dificulta os trabalhos de controle das chamas.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade