PUBLICIDADE

Hora do Planeta acontecerá de 20h30 a 21h30 de 19 de março

23 fev 2016 - 16h15
(atualizado às 17h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Hora do Planeta, promovida pelo Fundo Mundial da Natureza (WWF), será realizada no próximo dia 19 de março entre as 20h30 e 21h30 de Brasília, anunciou a organização conservacionista nesta terça-feira em comunicado distribuído simultaneamente no mundo todo.

A 10ª edição desta convocação, destinada a todo tipo de entidades e empresas, assim como a cidadãos "ganha especial importância após a assinatura do Acordo de Paris (COP21)", em dezembro, quando pela primeira vez mais de 180 países se puseram de acordo para promover ações concretas contra a mudança climática.

O lema desta edição, "Agora é o momento. Mude pelo clima", quer chamar a atenção sobre o fato de 2015 ter sido o ano mais quente dos registros oficiais contemporâneos, e promover ações que "assegurem um futuro 100% renovável".

Entre elas, a promoção de legislações que respeitem o meio ambiente em países como Espanha, Chipre e Indonésia e o impulso ao acesso de energias renováveis na Índia e em vários países africanos.

"Com temperaturas em máximos históricos, tanto no verão como no inverno, o planeta está nos lançando uma mensagem clara, e temos que responder de forma urgente e contundente, pois caso contrário as consequências serão irreversíveis", disse à Agência Efe o secretário- geral da WWF Espanha, Juan Carlos do Olmo.

O "blecaute simbólico" ganha, a cada ano, mais influência, desde que a WWF lançou a primeira edição em Sydney, em 2007, e se tornou uma das principais campanhas mundiais de conscientização e mobilização ambiental.

No ano passado participaram mais de sete mil cidades e dois mil colégios de 172 países; apagaram suas luzes 10.400 monumentos e edifícios emblemáticos e foram organizados 70 mil eventos noturnos, além de 620 mil ações individuais.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade