PUBLICIDADE

Hollande diz que o mundo nunca enfrentou um desafio como a mudança climática

30 nov 2015 - 09h11
(atualizado às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta segunda-feira, durante a abertura da 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que "nunca antes o mundo tinha enfrentado um desafio tão grande", em referência ao aquecimento global.

"Nosso esforço gera uma grande esperança e não podemos decepcionar", disse Hollande aos líderes mundiais presentes na Cúpula do Clima, destacando a ameaça sofrida pelo planeta e equiparando a importância desse desafio ao combate ao terrorismo.

Hollande disse que os 150 chefes de Estado e de governo presentes na reunião participam hoje de "um dia histórico", em um ano que marcou todos os recordes de aumento de temperatura, concentração de dióxido de carbono, seca e crescimento da acidez dos oceanos, fatos que provocaram "milhões de vítimas" em todo o mundo.

"Nenhum país está salvo das consequências", disse o presidente francês, expressando-se em nome da "justiça climática" para ressaltar que não se pode aceitar que os países mais pobres, que menos emitem gases poluentes, sejam os mais vulneráveis e afetados pelo aquecimento global.

Hollande ressaltou que a paz está em jogo na Cúpula do Clima, mas elogiou os líderes presentes, ao destacar que quase todos os 195 países participantes já formularam planos de ação para reduzir suas emissões de gases estufa.

A primeira condição para que o pacto seja efetivo, explicou Hollande, é definir uma trajetória crível que permita conter o aquecimento global a 2 graus e, se possível, a 1,5 graus.

O presidente francês afirmou que o acordo deve ser universal, diferenciado e vinculativo, incluir mecanismos de revisão à altura dos compromissos, a cada cinco anos, e contar com a solidariedade de todos os países que o assinarem.

"As declarações de intenções não bastam. Estamos à beira da ruptura. Paris deve ser o ponto de partida de uma grande mudança. Não podemos considerar a natureza como uma vulgar reserva de recursos. Essa transformação é uma obrigação moral e uma oportunidade mundial", destacou.

Hollande convidou os presentes a "pensar o planeta como um espaço único" e criticou a indiferença que levou à situação atual.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade