PUBLICIDADE

Hoesung Lee é eleito novo presidente de IPCC

6 out 2015 - 17h14
Compartilhar
Exibir comentários

O cientista sul-coreano Hoesung Lee foi eleito nesta terça-feira em Dubrovnik, na Croácia, o novo presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), na 42ª sessão do órgão criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Lee, até agora um dos vice-presidentes do organismo, foi escolhido entre cinco candidatos, todos pesquisadores de prestigiadas instituições de estudos do clima. Em seu currículo, possui experiência em diferentes cargos do IPCC, entidade vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Até fevereiro deste ano, a instituição era dirigida pelo indiano Rajendra Pachauri, que renunciou após denúncias de assédio sexual feitas por uma pesquisadora. Seu substituto tem 69 anos, é professor da Escola de Graduação em Energia e Ambiente (JGSEE) da Coreia do Sul, e ocupa vários cargos em diversas instituições nacionais e internacionais.

Em 1969, se formou em Economia na Universidade Nacional de Seul e em 1975, concluiu o doutorado na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos. Publicou vários artigos e trabalhos sobre energia e mudança climática e foi o presidente fundador do Instituto de Economia da Energia da Coreia.

Hoesung Lee concorreu ao posto de presidente do IPCC com o americano Chris Field, o suíço Thomas Stocker, o belga Jean-Pascal van Ypersele e o austríaco Nebojsa Nakicenovic.

O novo presidente do IPCC fará seu primeiro grande discurso na COP 21, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas marcada para acontecer em dezembro, em Paris (França).

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade